GESTÃO DE EVASÃO ESCOLAR: IDENTIFICAÇÃO DE CONSTRUCTOS E POSSÍVEIS CAMINHOS

Elton Pereira Dias, Marcelo dos Santos, Patricia Brecht Innarelli, Ari Ricardo de Almeida, Klaus Suppion

Resumo


O fracasso escolar é algo que preocupa todos os envolvidos no processo educacional, e os seus desdobramentos para a redução deste processo tem apresentado estudos relevantes. Diferentes entendimentos dos pesquisadores sobre o tema têm aproximado ainda mais o objeto de estudo deste artigo, relacionando evasão, reprovação, contexto social para a realidade dos alunos que não conseguem atingir o objetivo escolar, tornando o fracasso escolar algo de ampla discussão. Com a pesquisa validada através de constructos e possíveis caminhos foi identificado, entre outros enfoques que para a redução deste indicador o ensino deve fazer sentido para o aluno, criando um sentido de pertence minimizando demais aspectos de problema ao longo do percurso escolar.

Palavras-chave


Educação; Gestão; Ensino; Evasão Escolar

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15603/2177-7284/regs.v13n1p3672-3684

Revista Eletrônica Gestão e Serviços

(ISSN online 2177-7284) é uma publicação da Universidade Metodista de São Paulo.

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.