Marketing e cooperativismo: uma revisão sistemática da literatura
Resumo
A gestão das atividades e ferramentas de marketing contribui para que as empresas possam compreender e atender aos seus consumidores, bem como acompanhar os diversos fatores internos e externos que afetam sua atuação. No cooperativismo, o suporte do marketing apresenta-se igualmente relevante, fazendo-se necessária a aplicação de métodos flexíveis às especificidades destas instituições. Tendo em vista estes aspectos e considerando a importância das cooperativas para as regiões em que se inserem, esta pesquisa propõe uma revisão sistemática, em revistas que mantenham relação com a administração ou questões regionais e de desenvolvimento, e que apresentem classificação A2, B1 ou B2 no SICAPES. A seleção de artigos restringiu-se ao período de 1995 a 2015, com vistas a identificar o perfil e a evolução das pesquisas sobre o tema marketing em cooperativas, considerando as atividades de sistema de informação de marketing, pesquisa de marketing, planejamento de marketing e composto ou mix de marketing. Ressalta-se uma relativa carência de estudos que abordem o papel estratégico do marketing em cooperativas, embora se espere uma gradual expansão no interesse pelo assunto nos próximos anos.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-9583/refae.v9n2p1-25
Revista da Faculdade de Administração e Economia
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Comentários sobre o artigo
por Larissa Aoqui (10-05-2020)
por Larissa Aoqui (10-05-2020)
por Ivory Wager (11-09-2020)
por Erica Sepulveda (11-09-2020)
por Dra Marcia Garcia Marcia Garcia (14-05-2021)