Jovens de Baixa Renda: Aspirações de Consumo e Funk Ostentação
Resumo
O estudo objetivou analisar a relação do comportamento de consumo dos jovens de baixa renda e as letras das músicas do gênero musical funk ostentação. Para tal, foi realizada uma análise das letras de músicas desse gênero musical com a finalidade de identificar as principais marcas citadas pelos cantores e uma pesquisa qualitativa exploratória com estudantes de uma escola pública que ouvem esse estilo de música. A partir da revisão teórica, que evidencia fatores como comportamento de consumo, mercado de baixa renda, poder da marca e os resultados obtidos pelas pesquisas, foi possível verificar que há uma influência das músicas no comportamento de compra dos jovens de baixa renda entrevistados, sendo que essa influência no consumo pode ser entendida como direta ou indireta, entretanto, sempre presente, uma vez que as letras das músicas falam muito sobre os desejos de consumo desses jovens.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-9583/refae.v9n1p191-213
Revista da Faculdade de Administração e Economia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Comentários sobre o artigo
por Jairo Sanches Barbosa Sanches (22-10-2020)