A educação financeira de acadêmicos de ciências econômicas em Santa Catarina
Resumo
Este trabalho buscou identificar o conhecimento sobre educação financeira de acadêmicos do curso de Ciências Econômicas de uma instituição de ensino superior do estado de Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa aplicada e, em seu nível de complexidade, caracteriza-se como descritiva. Quanto à abordagem, tem-se uma pesquisa quantitativa. Em relação às técnicas, foram utilizadas as pesquisas bibliográfica, documental e de levantamento. Foi empregado o modelo survey cross-section, apresentando características de uma amostragem não probabilística e por conveniência. Para a coleta dos dados secundários, elaborou-se instrumento adaptado de dois questionários validados. O questionário autoaplicado foi composto por 28 questões. Com base nas questões sobre gerenciamento financeiro, os resultados mostram que os acadêmicos não utilizam com frequência o cheque especial da conta corrente e, em sua maioria, pagam em dia as contas mensais e as faturas do cartão de crédito. Os resultados também indicam que os acadêmicos estão administrando os seus gastos de maneira equilibrada para não ultrapassar o orçamento mensal e possuem um conhecimento moderado sobre linhas de financiamento e investimentos.
Palavras-chave
Recursos financeiros, Educação econômica, Gestão financeira
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-9583/refae.v9n2p209-225
Revista da Faculdade de Administração e Economia
ISSN: 2176-9583
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por Dra Marcia Garcia Marcia Garcia (14-05-2021)