Teoria do monomito - uma possibilidade de trabalho com projeto de vida de adolescentes

Kethi Cristina do Rosário Squecola Alexandre, Simone Bálsamo, Denise D´Auria Tardeli

Resumo


Este artigo aborda a proposição da Teoria do Monomito para um trabalho com adolescentes, envolvendo o Projeto de Vida de cada jovem e as competências socioemocionais da BNCC de 2018. A jornada do herói épico é muito eficaz na identificação direta com adolescentes que se encontram em um momento de suas vidas no qual devem fazer escolhas e tomar decisões, desenvolvimento um plano de vida que envolva uma meta de felicidade e participação social e, portanto, precisam de ferramentas que lhes proporcionem um percurso adequado. As competências socioemocionais sugeridas nos currículos escolares podem ser constructos importantes no processo de desenvolvimento dos adolescentes e desta forma, um trabalho nas escolas de Ensino Médio que ajudem o jovem a planejar se futuro e estabelecer uma meta significativa para sua vida é a sugestão que apresentamos nesta leitura.


Palavras-chave


Projeto de Vida, Herói épico, Adolescentes.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v20n40p23-40

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.