Índios Ticunas e a complexidade para uma educação no Século XXI

Samuel Rocha de Oliveira, Francisca Francielis Azevedo Mafra de Oliveira, Izabel Cristina Petraglia

Resumo


Este estudo aborda os Índios Ticunas e a complexidade da educação no século XXI, bem como reflete a respeito da educação oferecia aos índios ticunas. A hipótese que sustenta este estudo baseia-se no fato que os indígenas ticunas convivem com a cultura ocidental e precisam de uma visão educacional diferenciada que considere a sua própria cultura, dessa forma estabelecem relações sociais complexas como estratégias de sobrevivência, e são vistos de forma preconceituosa pela sociedade como etnia inferior, nos padrões da cultura do ocidente. Temos três objetivos i) Descrever como ocorre a educação escolar indígena. ii) demonstrar a complexidade da tradição cultural e a relevância da manutenção das culturas indígenas. iii) analisar a complexa relação da Educação indígena e se a educação escolar indígena, instituída na aldeia cumpre a função de formar para vida. O corpus selecionado para este estudo é o repasse cultural dos índios ticunas que habitam o território do Alto rio Solimões no Amazonas. O que justifica essa escolha é a observação que culturalmente para a criança ticuna, as primeiras experienciais da educação são promovidas pela família, entretanto, diversos pais não percebem a importância de sua participação no repasse cultural para a manutenção cultural. É uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e descritivo amparadas nos trabalhos de Champlim (1991), Brandão (1995), Gruber (1997) e Morin (2001) dentre outros. Mediante os resultados podemos concluir a oferta educacional para as aldeias, mesmo no formato da educação ocidental, pode contribuir significativamente para o avanço no procedimento para a manutenção cultural dos ticunas, mas é preciso um novo significado para a instituição escolar, que historicamente foram formatadas para negar a diversidade cultural, a escola precisa ser transformada em espaço de construção de relações interétnicas direcionadas a preservação da multiculturalidade.


Palavras-chave


: Educação Indígena, Complexidade, Educação Escolar Indígena.

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DOI: https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v20n40p83-106

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