Educação a distância e formação docente
Resumo
A educação a distância surge no cenário nacional como uma forma de democratização do ensino, preparando profissionais para atuação nas mais diversas áreas da educação. Com a formação de professores não poderia ser diferente. Contudo, cabe questionar: essa modalidade de ensino possibilita uma formação integral deste docente em meio ao processo de formação? Tendo em mente que esta trajetória formativa é toda permeada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação em seus processos de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa objetiva, portanto, investigar esse aspecto. Este artigo, de caráter qualitativo, busca, a partir de uma pesquisa bibliográfica, refletir sobre as contribuições dessa modalidade de ensino para a formação de professores, bem como averiguar a sua contribuição para a democratização do ensino no cenário nacional. Como fundamentação teórica utiliza-se dos estudos de Kensky (2010), Moran (2000), Lobo Neto (2006), Azevedo (2012, 2013, 2014), Bahia (2015), Belloni (2015), Demo (2009), Freire (1987), Masetto (2009) e Nóvoa (2009).
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v17n34p41-62
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