Aprender e ensinar no ensino médio: interfaces com a indisciplina escolar
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar a compreensão dos estudantes do ensino médio integrado de uma instituição federal de ensino a respeito do fenômeno da indisciplina no âmbito escolar. A pesquisa se caracteriza como de cunho exploratório, de natureza qualitativa, de caráter descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas a partir de um roteiro semiestruturado e grupo focal, contando com nove alunos. Os dados coletados e analisados evidenciam que a indisciplina é vista pelos participantes como manifestação de desrespeito de maneira geral e exige uma intervenção da escola em relação a esse tipo de comportamento. Dentre as principais causas foram assinaladas a imaturidade e desinteresse do aluno. Verificou-se também a necessidade de regras na escola e a evolução do senso crítico, visando o desenvolvimento da autonomia dos estudantes.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v17n35p23-37
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