Políticas Editoriais

Foco e Escopo

SUBMISSÕES ON LINE

Para submissão e acompanhamento de artigos na Revista da Faculdade de Odontologia de Lins é necessário que tenha seu cadastro.

Já tenho login / senha

ACESSO

 

Não tem login/senha

ACESSE A PÁGINA DE CADASTRO

 

Os trabalhos devem ser submetidos eletronicamente à Revista da Faculdade de Odontologia de Lins, através do seguinte endereço: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index,php/FOL e devem estar de acordo com os “Requisitos Uniformes Originais Submetidos a Revistas Médicas (http://www.icmje.org>)

 

 

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

A Revista da Faculdade de Odontologia de Lins (FOL) é uma publicação semestral da Editora UNIMEP (São Paulo-Brasil) que tem por objetivo divulgar em âmbito nacional e internacional, artigos originais de pesquisa, revisões sistemáticas ou relevantes, inovações/tecnologia na área odontológica, relato de casos de importância clínica e/ou tratamentos e resenhas críticas de artigos ou livros recentemente publicados, em acesso aberto.

 A publicação dos artigos é feita em português ou inglês. A análise para a aceitação de um artigo observará os seguintes critérios:

* adequação ao escopo da revista;

* qualidade científica, atestada pela Comissão Editorial e por processo anônimo de avaliação por pares;

* cumprimento das normas para publicação com base no estilo Vancouver (http://www.icmje.org>)

* coerência do número de autores com as dimensões do projeto;

* cronologia de aprovação dos manuscritos.

 

O conteúdo dos manuscritos deve ser inédito. Não poderá ter sido publicado anteriormente, nem ser concomitantemente submetido à apreciação por quaisquer outros periódicos, sejam eles nacionais ou internacionais.

A Revista da FOL ao receber os originais não assume o compromisso de publicá-los. O mesmo é submetido a uma pré-avaliação pela Comissão Científico-Editorial para validação de sua qualidade científica e cumprimento das normas estabelecidas.

O Termo de Transferência de Direitos Autorais consta no processo de submissão eletrônica do artigo. Uma vez submetidos os originais, a Revista da FOL passa a deter os direitos autorais exclusivos sobre o seu conteúdo.

 

O arquivo original contendo o manuscrito deve ser submetido sem a identificação e afiliação dos autores. Um arquivo suplementar com a folha de rosto, identificação, afiliação e endereço dos autores, deve ser submetido à parte.

Os trabalhos devem ser digitados em folha A4, no editor de texto Word, em espaço 1,5, tamanho 11, formato Arial, espaço duplo, com margens de 3 cm de cada lado, com as páginas numeradas superiormente e à direita.

 

O manuscrito deve conter as secões abaixo:

I-    Página de ROSTO (submetida em documentos suplementares)

II-   TEXTO com as sub-secões:

- Título em português

- Título em inglês

- Identificação da categoria do artigo

- RESUMO em português e ABSTRACT em inglês

- Artigo completo

- Agradecimentos, quando absolutamente necessários (Fontes de financiamento; empresas afiliadas, por exemplo)

III- REFERÊNCIAS

 

A Revista da Faculdade de Odontologia de Lins visa indexação em novas bases de dados e, assim, os artigos submetidos serão avaliados em português e inglês. Os artigos aprovados em português poderão ser traduzidos para o inglês, sendo de inteira responsabilidade dos autores fazê-lo, inclusive, arcando com tais custos

I-    PÁGINA DE ROSTO

Deve conter obrigatoriamente:

- Título do manuscrito em português, em negrito e centralizado, em caixa alta (até 90 caracteres).

- Título do manuscrito em inglês, em negrito, caixa alta e itálico.

- Título resumido ado artigo

- Categoria do manuscrito (Artigo Original, Revisão de literatura, Inovação/Tecnologia, Relato de Caso, Resenha)

- Nome completo e filiação institucional de cada autor, permitindo-se até 8 autores em artigos originais, com discriminação da participação pessoal de cada um.

      - Titulação/Afiliação dos autores (conforme cadastro eletrônico): os autores deverão citar apenas um título/vinculação

     à instituição de ensino ou pesquisa, sem abreviações. Exemplos:

     1 Graduando da Faculdade de Odontologia de Lins da Universidade Metodista de Piracicaba.

     2 Cirurgião-dentista.

     Especialista em Periodontia.

4  Mestrando do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual Paulista de Araraquara.

5  Doutor em Periodontia pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6  Professor do Curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia de Lins da Universidade Metodista de Piracicaba.

 

 - Nome, endereço institucional, telefone e e-mail do autor responsável pela submissão

 - Fonte de financiamento da pesquisa

 - Se o manuscrito corresponde a um trabalho de dissertação ou tese: inserir o título, identificar a instituição, ano de defesa e número de páginas.

 

II-   RESUMO EM PORTUGUÊS E ABSTRACT EM INGLÊS

Devem vir precedidos do título do artigo em português (negrito, centralizado e em caixa alta) e título em inglês (negrito, caixa alta, centralizado e itálico).

Deve ser sempre objetivo, estruturado e apresentar o conteúdo do manuscrito de forma clara.

- Artigos originais:  devem conter os seguintes itens: Objetivo, Material e Métodos, Resultado e Conclusão.

- Revisões: Objetivo, Métodos, Resultados e Conclusão

- Relato de Casos: Objetivo, Relato do Caso, Conclusão.

- Descritores (Palavras-Chave) e Descriptors (Keywords): 3-6 palavras chaves obtidos segundos Descritores em Ciências da Saúde, da Biblioteca Virtual em Saúde (http://decs.bvs.br/), ao término do Resumo e Abstract.

 

III-    TEXTO

a)     Artigo original – Deve conter os seguintes sub-títulos:

1-     Introdução: deve ser atualizada, sucinta inserindo a pesquisa e sua importância no contexto bibliográfico. Deve apresentar o objetivo proposto, sem aventar resultados obtidos, ao término da mesma.

2-     Material e Métodos: deve conter a amostra e população estudada, critérios de seleção estabelecidos, materiais e instrumentais utilizados, técnica aplicada e testes estatísticos utilizados para análise dos dados. Citações complementares de fabricantes de aparelhos ou equipamentos devem ser acrescentadas. No último parágrafo deve estar inserida a aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos ou Animais da instituição responsável.

3-     Resultados: Devem ser claros, sequenciais e não repetitivos dos dados apresentados em tabelas, figuras ou gráficos. O número máximo de ilustrações é de 15, podendo-se inserir em uma mesma figura a identificação: A, B, C, D, por exemplo. Todas as ilustrações, figuras, tabelas (formato Excel) ou gráficos devem ser inseridos no próprio manuscrito, no local de seu aparecimento e com as respectivas legendas. Devem ser numeradas obedecendo a sequência de seu aparecimento no texto.

4-     Discussão: Deve ser direcionada aos resultados específicos da pesquisa, interpretando-se os mesmos,  e suas limitações, confrontando-os com a literatura atual e enfatizando a importância dos dados obtidos. Não deve ser repetido o resultado.

5-     Conclusão/Considerações finais: Deve ser clara e objetiva respondendo à proposição da pesquisa, sem repetição de resultados.

b)     Revisão de literatura-  

Deve conter uma breve Introdução, justificando a importância do tema e inserção do objetivo do trabalho proposto. Material e Métodos deve abranger as bases de dados consultadas, descritores utilizados, período de observação, critérios de inclusão/exclusão e um fluxograma ou tabela objetiva e clara de como isso foi realizado. Resultados apresentados de forma sucinta. Discussão consistente dos dados obtidos na literatura, demonstrando sua relevância. Conclusão ou Considerações Finais: deve responder aos objetivos do trabalho.

c)     Inovação/Tecnologia: Deve conter: Introdução, com breve revisão do tema e objetivos. Síntese dos dados em texto único ou subdividido em tópicos/itens. Conclusão clara e diretamente relacionada com o objetivo.

*A Revista da FOL exime-se de qualquer responsabilidade pelo material ou equipamento descrito, cujas condições de fornecimento e veiculação publicitária estão sujeitas, respectivamente, ao Código de Defesa do Consumidor e ao CONAR (Conselho Nacional de Auto Regulamentação Publicitária).

d)     Relato de Caso: Deve conter uma introdução com breve revisão, relevância do achado clínico (implicações clínicas, inclusive novas modalidades de diagnóstico/tratamento) e objetivo do trabalho. Descrição do caso clínico, (respeitando-se todos os aspectos éticos para publicação de dados do paciente) com registro claro dos procedimentos diagnósticos/tratamento instituídos e proservação clínica. Discussão dos achados clínicos e demais aspectos encontrados, relacionando-os com a literatura pré-existente. Conclusão, respondendo aos objetivos do trabalho.

e)     Resenhas: Devem ser breve e conter o nome do trabalho proposto, a referência bibliográfica completa do trabalho resenhado e uma introdução breve abordando o assunto em questão. Uma abordagem crítica do tema, podendo ser correlacionada com outros trabalhos publicados e que apresentem apoio literário acerca do assunto. Conclusão pertinente do assunto tratado.

 

IV-    AGRADECIMENTOS E CONFLITO DE INTERESSE

          Podem ser referidos quando estritamente necessários à colaboração de terceiros no desenvolvimento da pesquisa, tais como auxílio técnico, patrocínio, materiais utilizados, recursos pessoais, de entidades filantrópicas, governamentais ou institucionais que possam promover possível conflito de interesse. Devem estar antes das referências.

 

V-    REFERÊNCIAS

 

 As Referências Bibliográficas devem ser organizadas em sequência numérica consecutivamente, conforme a ordem em que foram mencionadas pela primeira vez no texto e normatizadas de acordo com o estilo Vancouver, e citadas obrigatoriamente no texto.

No texto as referências devem ser citadas em algarismos arábicos, sequencialmente, entre parênteses e sobrescritas, sendo de responsabilidade do autor sua correta citação.

As referências bibliográficas devem ser atualizadas (últimos cinco anos), aceitando-se citações mais antigas em Revisões de Literatura, e somente 20% correspondente a livros. Devem ser basicamente constituídas de artigos em língua estrangeira.

As referências bibliográficas não devem ultrapassar 60 citações para artigos de Revisão de Literatura e de 40 para Artigos Originais/ Relato de Casos. Para Inovações/Tecnologia o mínimo aceitável é de 15 referências.

Comunicações pessoais ou dados não publicados, bem como abstracts não devem ser incluídos nas referências bibliográficas.

Todas as referências devem estar formatadas no estilo Vancouver, obedecendo-se os exemplos abaixo. Referências de trabalhos aceitos para publicação podem ser incluídas, com a ressalva: No Prelo. Para livros, todos os autores devem ser citados. Para artigos com maior número de autores os 06 (seis) primeiros devem ser citados, seguidos de et al.

Dúvidas poderão ser dirimidas na consulta aos “Requisitos Uniformes para Originais Submetidos a Revistas Médicas”, disponibilizado pelo site:  http://www.icmje.org/ IV g. Acesso ao estilo das referências e formatação podem ser conferidos na National Library of Medicine, pelo site: https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html

        Todos os endereços das páginas na internet (URLs) devem acompanhar as referências.

        

        V.1. Artigos em periódicos:

        Todas as referências deverão ser acompanhadas da URLe com o devido link, conforme os exemplos abaixo.

       * Chang HS, Chen YS, Hsieh YD, Hsu ML. Stress distribution of two commercial dental implant systems: a three-

        dimensional finite element analysis. J Dent Sci 2013; 8:261e71.

              https://doi.org/10.1016/j.jds.2017.03.003

  • Mumcu E, Erdemir U, Topcu FT. Comparison of micro pushout bond strengths of two fiber posts luted using

  simplified adhesive approaches. Dent Mater J. 2010 May; 29(3):286-96.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20495284

  • Radovic I, Monticelli F, Goracci C, Cury AH, Coniglio I, Vulicevic ZR, et al. The effect of sandblasting on adhesion

  of a dual-cured resin composite to methacrylic fiber posts: microtensile bond strength and SEM evaluation. J Dent.

  2007 Jun; 35(6):496-502.

        https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17374430

     

1.1. Organizados como autores

  • The Cardiac Society of Australia and New Zealand. Clinical exercise stress testing. Safety and performance guidelines. Med J Aust. 1996; 164: 282-4.

1.2. nome de autores

   • Cancer in South Africa [editorial]. S Afr Med J. 1994; 84:15.

1.3. Volume ou artigo com suplemento

• Shen HM, Zhang QF. Risk assessment of nickel carcinogenicity and occupational lung cancer. Environ Health Perspect. 1994; 102 (Suppl 1):275-82.

• Payne DK, Sullivan MD, Massie MJ. Women’s psychological reactions to breast cancer. Semin Oncol. 1996; 23 (Suppl 2):89-97.

1.4. Artigo sem volume ou número

• Turan I, Wredmark T, Fellander-Tsai L. Arthroscopic ankle arthrodesis in rheumatoid arthritis. Clin Orthop. 1995; (320):110-4.

   • Browell DA, Lennard TW. Immunologic status of the cancer patient and the effects of blood transfusion on antitumor responses. Curr Opin Gen Surg. 1993; 325-33.

1.5. Artigo em formato eletrônico

       • Hamza OJM. Matee MIN, Simon ENM, Kikwilu E, Moshi MJ, Mugusi F et al. Oral manifestations of HIV infection in

         children and adults receiving highly active anti-retroviral therapy [HAART] in Dar es Salaam, Tanzania. BMC Oral

         Health 2006; 6. [cited 2006 Sep 29]. Available from: URL:  <www.pubmedecentral.nih.gov>.

 

 

        V.2. Livro e capítulo de livro

 *  Ringsven MK, Bond D. Gerontology and leadership skills for nurses. 2nd ed. Albany (NY): Delmar Publishers; 1996.

 * Norman IJ, Redfern SJ, editors. Mental health care for elderly people. New York: Churchill Livingstone; 1996.

       * Phillips SJ, Whisnant JP. Hypertension and stroke. In: Laragh JH, Brenner BM, editors. Hypertension:

  pathophysiology, diagnosis, and management. 2nd ed. New York: Raven Press; 1995. p. 465-78.

       * Stedman’s medical dictionary. 26th ed. Baltimore: Williams & Wilkins; 1995. Apraxia; p. 119-20.

VI- ILUSTRAÇÕES (TABELAS, QUADROS E FIGURAS)

As tabelas devem ser utilizadas para facilitar a visualização dos dados e não devem ter seus resultados repetidos de forma descritiva. O número total de tabelas é de 5, contendo acima da mesma a legenda, de modo a expressar os dados apresentados com clareza e numeradas, sequencialmente, em números arábicos. Devem aparecer inseridas no local de sua apresentação no artigo, assim como os gráficos e figuras, ordenadamente e numeradas na sequência. Os gráficos obedecem a mesma orientação.

As figuras (fotografias) devem ter suas legendas abaixo de cada uma delas, elucidativas e numeradas sequencialmente no local onde devem ser visualizadas. As figuras devem ser originais e de boa qualidade, com letras, símbolos e siglas na própria legenda. As figuras não devem ultrapassar o número de 10. As fotografias devem ser em cores originais e digitalizadas no formato TIF ou JPG ou GIF, formatadas com 10 cm e um mínimo de 300dpi.

Caso as tabelas ou figuras sejam reproduzidas de outro autor se faz necessário a permissão do editor para sua publicação.

 

VII. Aspectos Éticos

 

A Revista da FOL obedece aos princípios éticos da Declaração de Helsinki e/ou Resolução 196/96 ou 466/2012 do Ministério da Saúde que determina que todos os procedimentos envolvendo seres humanos ou animais sejam aprovados pelo Comitê de Ética da instituição onde os autores estejam afiliados.

Todo experimento ou procedimento utilizado em seres humanos ou animais devem ter aprovação notificada em Materiais e Métodos, constando o número da aprovação no Comitê de Ética respectivo.

Todo Relato de Caso deve vir acompanhado do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado pelo sujeito ou responsável e pelo cirurgião-dentista responsável.

Uma cópia digitalizada da aprovação no Comitê de Ética deve ser anexada em arquivo suplementar quando o mesmo for submetido à apreciação pela Comissão Editorial da Revista da FOL ou do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, obrigatoriamente.

O Editor-Gerente e Comissão Editorial reservam o direito de refutar artigos que não respeitem essa norma.

VIII-  ABREVIAÇÕES E SIGLAS

Abreviaturas e siglas não devem constar no título do trabalho e nem no resumo, devendo ser evitadas, se possível. Quando utilizadas devem ser colocadas entre parênteses após a primeira citação no texto.

 

IX-    ANÁLISE DE SIMILARIDADE

 

O artigo deve ser transcrito sem reproduzir idéias e textos de outras citações já existentes em outras fontes.

Todos os artigos submetidos à Revista da Faculdade de Odontologia de Lins passam por uma análise de similaridade.

 

CHECAGEM DOS PASSOS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

 

Os autores são responsáveis pela checagem dos requisitos para submissão de artigos na Revista da Faculdade de Odontologia de Lins, em conformidade com suas normas de publicação.

  1. O artigo deve ser original e inédito e não pode estar sendo avaliado para publicação em outro periódico;
  2. Referir com clareza os conflitos de interesse
  3. Referenciar fontes de financiamento de pesquisa, se isso se aplicar
  4. A Folha de Rosto está devidamente preenchida e a se anexada como documento suplementar
  5. A Declaração de Responsabilidade dos Autores e de Direitos Autorais deve estar assinada por todos os autores, especificando as contribuições pessoais de cada um
  6. Envio da cópia de aprovação em Comitê de Ética em Pesquisa (se aplicável) ou Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (Caso Clínico)
  7. O artigo foi formatado no Word, fonte Arial, no tamanho 11, espaçamento duplo
  8. Resumo e Abstract estão formatados com 250 palavras, de forma estruturada e com palavras chaves (3-6), não ultrapassando 250 palavras
  9. Segundo o tipo de artigo obedece as normas de estruturação do seu conteúdo, contendo todos os sub-títulos apropriados
  10. O artigo está enquadrado dentro dos padrões e normas estabelecidos em Instruções aos Autores
  11. Todas as referências bibliográficas estão citadas no artigo e devidamente relacionadas em Referências no estilo Vancouver e com seus devidos links de acesso
  12. As ilustrações, tabelas, quadro e gráficos estão devidamente formatados e inserido no próprio artigo, no local de seu aparecimento, com suas respectivas legendas
  13. Abreviações/siglas deverão estar alinhadas segundo as normas da Revista da FOL
  14. Em Registro de Ensaios Clínicos ou Inovação deve ser anexado o seu número de registro
  15. Em caso de uso de tabelas, gráficos ou figuras de terceiros enviar a permissão dos autores para reprodução das mesmas pela Revista da FOL

 

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

      Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

A-   Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

B-   Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

    POLÍTICA DE PRIVACIDADE

     Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços     prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

ISSN Eletrônico: 2238-1252

 

 

 

Políticas de Seção

Editorial/Editorial

Opinião comentado do editor, membro da Comissão Editorial ou Autor convidado, que introduz o conteúdo da revista, aborda comentários atuais da odontologia ou possíveis alterações na política editorial e/ou na forma de apresentação.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos Originais/Original Articles

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Revisões de Literatura / Bibliography Review

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Caso Clínico/ Report Case

O texto deve ser digitado em fonte Times New Roman tamanho 12, espaço de 1,5 cm e limite máximo de 10 páginas, incluindo no máximo quatro tabelas ou quadros e 6 figuras e repectivas legendas. Deve constar de: título em português e inglês, nomes dos autores, resumo, palavras-chave, abstract e keywords, breve introdução e/ou revisão de literatura e proposição, descrição do (s) caso(s), discussão, conclusão  e referências bibliográficas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas / Review

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Instruções aos autores/ Instructions to Authors

Os artigos devem ser encaminhados ao Editor, acompanhados da Carta de Submissão do Artigo à RFOL, para o endereço eletrônico do portal da revista ou via e-mail, em dois arquivos Word, um deles com o título do trabalho, autores com respectivas titulações e contatos, e outro com o título e trabalho completo.

Endereços para envio dos trabalhos:

https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/FOL/,

 Editor: Dra Nancy Alfieri Nunes

E-mails: nalfieri@unimep.br

            revistafol@unimep.br

 

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Diálogo com o Editor

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Nossos consultores / Our consultants

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resumos da Jornada Acadêmica e TCCs

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A análise para aceitação de um artigo observará os seguintes critérios:

•·         adequação ao escopo da revista;

•·         qualidade científica, atestada pela Comissão Editorial e por processo anônimo de avaliação por pares (blind peer review);

  • cumprimento das normas para publicação com base no estilo Vancouver ()

•·         coerência do número de autores com as dimensões do projeto;

•·         cronologia de aprovação dos manuscritos.

Os artigos serão inicialmente avaliados pelo Editor; com sua aprovação inicial serão encaminhados à Comissão Editorial e consultores científicos. A avaliação será por pares, podendo o mesmo ser rejeitado, encaminhado para correções ou aceito, nesta instância. Os autores poderão acompanhar esse processo acessando o Portal dos periódicos da Unimep.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Noticias

Novas normas para submissão de trabalhos na última publicação on line da Revista da Faculdade de Odontologia de Lins (v.21, n.2-2009).

Próxima edição da Revista da Faculdade de Odontologia de Lins prevista para o primeiro semestre de 2012 (v.22, nº1, 2012).

 

Indexadores / Indexers

Biblioteke Virtual (BD) - http://www.bibliotekevirtual.org/

Diadorim (DR) - http://diadorim.ibict.br/handle/1/1416