Opinião de adolescentes sobre as características essenciais ao cirurgião-dentista: estudo em municípios sul-brasileiros

Elisabete Rabaldo Bottan, Carini Gabriela Pivatto, Ewelin Cristine da Silva, Leticia Westphal Besen, Luciane Campos, Constanza Marín

Resumo


Objetivo: Analisar a visão de adolescentes sobre as características essenciais ao exercício da profissão de cirurgião-dentista. Método: Estudo exploratório com abordagem quali-quantitativa. A população-alvo constituiu-se de alunos do 9º ano, matriculados em escolas do perímetro urbano de três municípios de Santa Catarina (Brasil). A coleta de dados ocorreu com base nos princípios da Técnica de Associação Livre de Palavras. As diversas evocações mencionadas pelos pesquisados foram listadas e classificadas em duas categorias, de acordo com suas afinidades conceptuais. Para verificar a associação entre categorias de análise e os fatores sexo e cidade de procedência, foi adotado o teste do qui-quadrado (p≤0,01). Resultados: Participaram do estudo 436 adolescentes (51% do sexo feminino), com idade média de 14,68 anos. Foram consideradas 1182 evocações, sendo 70,8% sobre Competências Técnico-Científicas e 29,2% sobre Relações Interpessoais. A categoria Competências Técnico-Científicas, além de ser a mais frequente foi mais citada em primeira ordem de evocação. A análise evidenciou associações significativas, havendo uma maior diferença entre as categorias em dois dos três municípios. A relação entre as categorias, segundo sexo e município, indica comportamentos diferenciados. No município A, a diferença foi maior entre adolescentes do sexo feminino; no município B entre os do sexo masculino; e no município C houve similaridade. Conclusão: Para este grupo de adolescentes, as características essenciais ao cirurgião-dentista estão fortemente vinculadas a excelência do fazer técnico-científico, sem desconsiderar, no entanto, as características que envolvem as relações interpessoais.   


Palavras-chave


Adolescente; Recursos Humanos em Odontologia; Relações Dentista-Paciente. Satisfação do Paciente.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/2238-1236/fol.v30n1p5-15

 A Revista da Faculdade de Odontologia de Lins e sua Comissão Editorial tem como alvo alterar sua periodicidade para quadrimenstral, para isso conta com a comunidade de pesquisadores para submissão de artigos científicos, revisões estruturadas, casos clínicos e resenhas.

ISSN Eletrônico: 2238-1236