Hematoma subcutâneo em face durante procedimento cirúrgico oral: relato de caso

Isabelly de Vasconcellos Pereira, Giovana de Oliveira dos Santo, Fernanda Britto de Melo Silva, Eugênio Rodrigues Arantes, Rodrigo Figueiredo de Brito Resende

Resumo


Objetivo: Apresentar o relato de caso de uma paciente que evoluiu com um hematoma subcutâneo em face, após bloqueio anestésico durante um procedimento cirúrgico odontológico.
Relato de caso: Uma paciente de 22 anos de idade foi admitida no Serviço de Cirurgia Oral e Maxilofacial do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro para extração cirúrgica dos terceiros molares inclusos superiores e inferiores. Apresentou um aumento de volume associado a um hematoma de grande proporção em hemiface direita imediatamente após a infiltração rotineira da maxila para bloqueio do nervo alveolar superior posterior. A paciente foi acompanhada por duas semanas até a remissão dos sinais clínicos, sem necessidade de nova intervenção cirúrgica.
Conclusão: O hematoma pode se apresentar como uma complicação anestésica comum. Nesse sentido, reconhecer o quadro clínico precocemente e seguir um tratamento adequado é importante para o manejo rápido e seguro do paciente.


Palavras-chave


Hematoma. Anestesia local. Maxila. Relato de caso.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/2238-1236/fol.v30n1-2p95-101

 A Revista da Faculdade de Odontologia de Lins e sua Comissão Editorial tem como alvo alterar sua periodicidade para quadrimenstral, para isso conta com a comunidade de pesquisadores para submissão de artigos científicos, revisões estruturadas, casos clínicos e resenhas.

ISSN Eletrônico: 2238-1236