O teletrabalho como política pública de inclusão social das pessoas com deficiência no Brasil

Wellington Rodrigo Lozano da Silva, Leandro Gilio

Resumo


Este estudo tem como objetivo avaliar as possibilidades do teletrabalho, lançando foco sobre a regulamentação legal dessa modalidade de trabalho, em especial no que se refere à nova redação do Art. 6º da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e às inovações trazidas pela reforma trabalhista aprovada em 2017. Também se propõe uma reflexão sobre políticas públicas de emprego no Brasil e de inclusão social, mais especialmente no que tange às possibilidades para pessoas com deficiência ou dificuldades de mobilidade, que poderiam ser beneficiadas com a promoção do teletrabalho. Avalia-se que o teletrabalho pode abrir oportunidades e postos de trabalho para pessoas com deficiência e dificuldades de mobilidade, porém o tema ainda requer maior atenção no que se refere à pesquisa científica e políticas públicas voltadas à temática.


Palavras-chave


teletrabalho; políticas públicas; inclusão social

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/2238-1228/cd.v20n37p191-204

 

Licença Creative Commons

Obra licenciada sob Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

A Revista de Direito da Unimep

Periódico científico de publicação online semestral, comunica a abertura da chamada de artigos para composição do seu volume 19, nº 36, referente ao primeiro semestre de 2019.

Temática da Revista: Direitos Fundamentais Coletivos e Difusos.

Os interessados deverão submeter seus artigos até o dia 31/01/2019.

Segue link para acesso:

https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/direito

Poderão ser submetidos artigos de até 02 coautores, desde que um deles tenha titulação de doutor e os demais com a titulação mínima de mestrando. Além disso, em virtude dos critérios de exogenia exigidos pela CAPES serão priorizados para publicação as submissões de autores vinculados a IES fora do Estado de São Paulo.          

 

ISSN Eletrônico: 2238-1228

 

 

  

ISSN Eletrônico: 2238-1228