Implicações penais do linchamento virtual com foco no comportamento sexual da mulher: disseminação do discurso de ódio nas relações de gênero sob uma perspectiva criminológica feminista

Francisco França Júnior, Ana Cecília de Morais e Silva Dantas, Roneide Lucia da Silva

Resumo


O presente artigo tem por objetivo principal investigar criticamente as implicações penais do linchamento virtual diante do comportamento sexual das mulheres. Pretende-se, portanto, refletir se e porque as mulheres são as vítimas preferenciais desse tipo de crime virtual e como essa dinâmica nociva tem se desenvolvido na dinâmica social moderna. Neste sentido, diante de uma sociedade que (ainda) reprime e, muitas vezes, até subjuga mulheres pelo simples fato de serem o que são (ou seja, mulheres), constatou-se que esse tipo de prática nociva, no contexto da sexualidade feminina, ainda se faz presente, possibilitando a circularidade de uma violência com raízes historicamente situadas. Para tanto, adotou-se o método hipotético-dedutivo a partir de uma pontual revisão bibliográfica.

Palavras-chave


Linchamento virtual; Vitimização; Sexualidade. Mulheres

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/2238-1228/cd.v20n37p171-189

 

Licença Creative Commons

Obra licenciada sob Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

A Revista de Direito da Unimep

Periódico científico de publicação online semestral, comunica a abertura da chamada de artigos para composição do seu volume 19, nº 36, referente ao primeiro semestre de 2019.

Temática da Revista: Direitos Fundamentais Coletivos e Difusos.

Os interessados deverão submeter seus artigos até o dia 31/01/2019.

Segue link para acesso:

https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/direito

Poderão ser submetidos artigos de até 02 coautores, desde que um deles tenha titulação de doutor e os demais com a titulação mínima de mestrando. Além disso, em virtude dos critérios de exogenia exigidos pela CAPES serão priorizados para publicação as submissões de autores vinculados a IES fora do Estado de São Paulo.          

 

ISSN Eletrônico: 2238-1228

 

 

  

ISSN Eletrônico: 2238-1228