O poder de uma educação libertária na derribada de paradigmas repressivos: contribuições marxistas para a emancipação do trabalhador

Débora de Jesus Rezende Barcelos, Carolina de Souza Novaes Gomes Teixeira, Scarlat Horrara Rocha

Resumo


O presente ensaio busca na educação um antídoto contra o retrocesso do Direito do Trabalho. Para tanto, parte de uma série de reflexões marxistas de cunho educacional que encontram na educação libertária uma forma de emancipar o trabalhador e retirá-lo dos grilhões da alienação mediante métodos que propiciem a recuperação da até então perdida consciência de classe, bem como a formação de um olhar crítico sobre a atual organização societária e a reconscientização do poder de luta do explorado para garantir melhores condições de labor e de vida. A fim de alcançar esses e outros objetivos, o método utilizado passará pela técnica da pesquisa histórica associada ao uso de material doutrinário e outras formas de levantamento bibliográfico.


Palavras-chave


Capitalismo; Trabalho; Alienação; Educação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/2238-1228/cd.v20n37p205-226

 

Licença Creative Commons

Obra licenciada sob Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

A Revista de Direito da Unimep

Periódico científico de publicação online semestral, comunica a abertura da chamada de artigos para composição do seu volume 19, nº 36, referente ao primeiro semestre de 2019.

Temática da Revista: Direitos Fundamentais Coletivos e Difusos.

Os interessados deverão submeter seus artigos até o dia 31/01/2019.

Segue link para acesso:

https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/direito

Poderão ser submetidos artigos de até 02 coautores, desde que um deles tenha titulação de doutor e os demais com a titulação mínima de mestrando. Além disso, em virtude dos critérios de exogenia exigidos pela CAPES serão priorizados para publicação as submissões de autores vinculados a IES fora do Estado de São Paulo.          

 

ISSN Eletrônico: 2238-1228

 

 

  

ISSN Eletrônico: 2238-1228