O poder de uma educação libertária na derribada de paradigmas repressivos: contribuições marxistas para a emancipação do trabalhador
Resumo
O presente ensaio busca na educação um antídoto contra o retrocesso do Direito do Trabalho. Para tanto, parte de uma série de reflexões marxistas de cunho educacional que encontram na educação libertária uma forma de emancipar o trabalhador e retirá-lo dos grilhões da alienação mediante métodos que propiciem a recuperação da até então perdida consciência de classe, bem como a formação de um olhar crítico sobre a atual organização societária e a reconscientização do poder de luta do explorado para garantir melhores condições de labor e de vida. A fim de alcançar esses e outros objetivos, o método utilizado passará pela técnica da pesquisa histórica associada ao uso de material doutrinário e outras formas de levantamento bibliográfico.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15600/2238-1228/cd.v20n37p205-226
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A Revista de Direito da Unimep Periódico científico de publicação online semestral, comunica a abertura da chamada de artigos para composição do seu volume 19, nº 36, referente ao primeiro semestre de 2019. Temática da Revista: Direitos Fundamentais Coletivos e Difusos. Os interessados deverão submeter seus artigos até o dia 31/01/2019. Segue link para acesso: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/direito Poderão ser submetidos artigos de até 02 coautores, desde que um deles tenha titulação de doutor e os demais com a titulação mínima de mestrando. Além disso, em virtude dos critérios de exogenia exigidos pela CAPES serão priorizados para publicação as submissões de autores vinculados a IES fora do Estado de São Paulo.
ISSN Eletrônico: 2238-1228
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