História dos Direitos Autorais no Brasil e no Mundo

Rodrigo da Costa Ratto Cavalheiro

Resumo


Neste artigo será analisado o Direito Autoral no Brasil e em todo o mundo, especialmente, a história desses direitos. O tema será introduzido com a noção e a natureza jurídica do instituto. Também, atravessar-se-á o tempo, desde meados de 1443 até os dias de hoje, com a origem do Direito Autoral nos diversos países do globo terrestre. Depois, serão trazidas notícias sobre estes direitos. A primeira lei conhecida sobre direitos autorais apareceu na Inglaterra, em 1709, decretada pela rainha Ana, entrando em vigor em 10.04.1710, resumida na epígrafe de Oswaldo Santiago: "Ato de estímulo da Cultura, conferindo aos autores e compradores o direito às cópias de seus livros pelo tempo mencionado"


Palavras-chave


DIREITOS AUTORAIS; CRIAÇÃO; CONCEITO; NATUNATUREZA JURÍDICA; HISTÓRIA

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15600/2238-1228/cd.v1n1p209-220

 

Licença Creative Commons

Obra licenciada sob Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

A Revista de Direito da Unimep

Periódico científico de publicação online semestral, comunica a abertura da chamada de artigos para composição do seu volume 19, nº 36, referente ao primeiro semestre de 2019.

Temática da Revista: Direitos Fundamentais Coletivos e Difusos.

Os interessados deverão submeter seus artigos até o dia 31/01/2019.

Segue link para acesso:

https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/direito

Poderão ser submetidos artigos de até 02 coautores, desde que um deles tenha titulação de doutor e os demais com a titulação mínima de mestrando. Além disso, em virtude dos critérios de exogenia exigidos pela CAPES serão priorizados para publicação as submissões de autores vinculados a IES fora do Estado de São Paulo.          

 

ISSN Eletrônico: 2238-1228

 

 

  

ISSN Eletrônico: 2238-1228