Sistemas Híbridos de Produção: produzir para estoque ou para atendimento a pedidos?
Resumo
As empresas brasileiras de manufatura buscam ter apoio em suas operações para obtenção de melhor resultado econômico. Para isso buscam tomar decisões alinhando suas estratégias de negócio com estratégias funcionais. A estratégia de produção apóia a estratégia empresarial por suas decisões sobre o que e quanto produzir, com vistas à melhoria do serviço aos seus clientes, obedecendo ao uso apropriado de sua capacidade produtiva para redução de custos. Essas decisões são baseadas em análises tipo trade-off buscando o balanceamento entre uso da capacidade produtiva e customização para atender à demanda explicitada. Este é o problema abordado neste artigo, orientado pela questão: quais produtos e em que quantidade devem ser produzidos de modo a aumentar a produtividade do processo de fabricação e manter níveis de serviço e custos competitivos? Foi utilizado um método quantitativo para responder a esta questão, combinado com uso de regras heurísticas, baseada no conhecimento do pessoal envolvido no problema. Os dados utilizados referem-se a uma linha de produção de corte de aço de empresa metalúrgica, localizada na região sudeste do Brasil. Os produtos são bobinas de aço, diferenciadas pela dimensão do corte (espessura e comprimento) e atendimento a outras especificações definidas por clientes industriais. O sistema de entrada de pedidos é aleatório e a decisão é quanto produzir para estoque ou sob encomenda, atendendo à restrição de capacidade.
Palavras-chave
sistema híbrido de produção; MTS (make to stock); MTO (make to order)
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pdfDOI: https://doi.org/10.15600/2238-1252/rct.v17n34p113-124
ISSN Eletrônico: 2238-1252