Caso: plano estruturado da CIPA de engajamento da força de trabalho no Porto de Ponta da Madeira
Resumo
A principal função das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes - CIPA é proporcionar condições de trabalho seguras e saudáveis para todos os colaboradores da empresa e é formada por empregados designados pelo empregador e outros escolhidos pelos empregados em votação secreta. As campanhas de engajamento realizadas pela CIPA foram planejadas e realizadas com a equipe do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT no princípio de envolvimento total dos empregados em cada etapa por diversas ações implementadas no ano de 2017. O objetivo principal do plano de trabalho anual, estabelecido na reunião de planejamento, foi fazer com que todos colaboradores se sentissem como sujeitos ativos da mudança cultural e adotassem novas atitudes por entenderem que a prevenção em saúde e segurança é a forma mais genuína de relacionamento na empresa nos três pilares do cuidado ativo genuíno: cuidar de si próprio, cuidar do colega e deixar ser cuidado.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15600/2238-1252/rct.v21n41p73-85
ISSN Eletrônico: 2238-1252