Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Comunicações?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Diretrizes para autores

Comunicações é uma revista científica publicada quadrimestralmente pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unimep - Editora Unimep - que traz produções na forma de ensaios, entrevistas, resenhas e artigos originais, com vistas à divulgação da pesquisa acadêmica e à promoção do debate sobre questões atuais e significativas para a compreensão dos fenômenos educativos.

A Comunicações aceita colaborações em português, inglês, espanhol e francês, sob a forma de:

  • artigo (30mil a 65mil caracteres com espaço, sem contar o resumo e a bibliografia) - levantamento crítico de um tema a partir de bibliografia disponível; relato de pesquisa de campo, concluída ou em andamento;
  • ensaio (30mil a 75mil caracteres com espaço, sem contar o resumo e a bibliografia) - reflexão a partir de pesquisa bibliográfica ou de campo sobre determinado tema;
  • entrevista (10mil a 15mil caracteres com espaço) - com pesquisadores/educadores com grande contribuição para a área de educação (desde que previamente aprovada pela comissão editorial);
  • resenha (5mil a 10mil caracteres com espaço) - comentário crítico de livros e/ou trabalhos acadêmicos.

Os artigos devem ser inéditos, sendo vedado seu encaminhamento simultâneo a outras revistas.

Eventuais ilustrações devem ser encaminhadas separadamente, em seus respectivos arquivos eletrônicos com suas extensões originais.

Os artigos podem sofrer alterações editoriais não substanciais (reparagrafações, correções gramaticais, adequações estilísticas e editoriais).

Não há remuneração pelos trabalhos. Por artigo, cada autor receberá um exemplar da revista (até o ano de 2016). A partir de 2017, a revista será online e não haverá envio de edição para os autores.

Estrutura 

Formatação

Todas as colaborações devem ser submetidas diretamente pelo sistema, tendo as seguintes características:

  • fonte Times New Roman; tamanho 12;
  • entrelinhas de 1,5 no texto e simples no resumo;
  • papel tamanho A4;
  • todas as margens devem ter 2,5 cm;
  • alinhamento justificado;
  • páginas numeradas.

Identificação

  • Título (e subtítulo, se for o caso), em português, espanhol e inglês: conciso e indicando claramente o conteúdo do texto (máximo de oitenta toques).
  • Nome dos autores, titulação, área acadêmica em que atuam, e-mail e endereço para correspondência (esses dados devem ser cadastrados no Portal, porém devem ser omitidos no arquivo anexado).
  • Subvenção: menção de apoio e financiamento eventualmente recebidos.
  • Agradecimento, se absolutamente indispensável.

Resumo e palavras-chave

  • Resumo indicativo e informativo, em português (resumo), espanhol (resumen) e inglês (abstract) (mínimo de 1.000 e máximo de 1.400 toques cada um).
  • Para fins de indexação, os autores devem indicar as palavras-chave (mínimo de três e máximo de cinco) do artigo, em português (palavras-chave), espanhol (palabras clave) e inglês (keywords); as palavras-chave devem vir sempre com a primeira letra em caixa alta e todas separadas por ponto e vírgula. 

Uso de vocabulário controlado

Para facilitar o uso e a busca das palavras-chave e keywords, é obrigatório o uso de vocabulário controlado. A Comunicações adotou, para os termos em português, o Thesaurus brasileiro de educação (Brased) e, para os termos em inglês, o Thesaurus da Unesco.

Texto

  • Deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão. Cabe aos autores criar os subtítulos para seu trabalho, em letras maiúsculas e não numerados.
  • No caso de resenhas, o texto deve conter todas as informações para a identificação do livro comentado (autor; título; tradutor [se houver); edição [se não for a primeira]; local, editora; ano; total de páginas; e, se houver, título original e ISBN, no padrão ABNT NBR 6023). No caso de trabalho acadêmico a ser resenhado, segue-se o mesmo princípio, no que for aplicável, acrescido de informações sobre a instituição na qual foi produzido.

Anexos

Ilustrações (tabelas, quadros, gráficos, desenhos, mapas e fotografias).

Apresentação gráfica

Notas explicativas: serão dispostas no rodapé, remetidas por números sobrescritos no corpo do texto.

Citações: conforme norma ABNT NBR 10520/2002, as citações diretas até três linhas devem ser inseridas no parágrafo pertinente e transcritas entre aspas. Citações diretas com mais de três linhas devem ser digitadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte diminuída (Times New Roman, 11), entrelinha simples e sem aspas.

Citação de fonte

Utilizar o sistema autor-data previsto na norma ABNT NBR 10520/2002, conforme segue:

  • Citação livre, sem a transcrição de palavras do autor. Exemplo: Putnam (1973) sugere que...
  • Citação textual - após a citação, colocar os seguintes dados entre parênteses: sobrenome do autor, ano da obra, página. Exemplo: (LIMA, 1982, p. 21). 

Notas de rodapé

As notas de rodapé servem para ilustrar o texto, sem quebrar a sequência argumentativa. Devem ser digitadas dentro das margens, utilizando entrelinha simples e fonte tamanho 10, deslocamento no parágrafo de 0,5 cm, ficando separadas do texto por filete de 3 cm a partir da margem esquerda.

Referências

As referências, com todas as obras citadas no texto, devem constar ao final do trabalho, em corpo 12, fonte Times New Roman, em espaço simples, e entrelinha dupla entre elas, seguindo a norma ABNT NBR 6023.

Ilustrações 

As ilustrações (tabelas, quadros, gráficos, desenhos, mapas e fotografias) necessárias à compreensão do texto devem ser numeradas sequencialmente com algarismos arábicos e apresentadas de modo a garantir uma boa qualidade de impressão. É necessário citar a fonte destes elementos gráficos. Devem ter título conciso, grafado em letras minúsculas (veja norma ABNT NBR 6022).

  • Tabelas: editadas em Word ou Excel, com formatação necessariamente de acordo com as dimensões da revista. Devem vir inseridas nos pontos exatos de suas apresentações ao longo do texto; não devem ser muito grandes e nem ter fios verticais para separar colunas.
  • Fotografias: com bom contraste e foco nítido, sendo fornecidas em arquivos em extensão "tif" ou "gif".
  • Gráficos e desenhos: incluídos nos locais exatos do texto. No caso de indicação para publicação, essas ilustrações precisarão ser enviadas em separado, necessariamente em arquivos de seus programas originais (Excel, CorelDraw, PhotoShop, PaintBrush etc.).

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço 1,5cm; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  7. Utilização das normas da ABNT, segundo as Diretrizes para Autores da Comunicações. 
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. O conteúdo apresentado no texto é original e inédito, não tendo sido publicado (em sua totalidade) em outro periódico.
  4. Caso alguma parte do texto submetido tenha sido apresentada em evento científico e/ou publicada em anais, deve-se informar na carta ao editor o evento, a publicação e o modo como o artigo apresentado amplia e desenvolve o que já foi apresentado anteriormente.

* Não será cobrado nada aos autores par publicação nessa revista. 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.