Modos de Significação do Conceito “Inclusão Escolar” por Professoras do Ensino Fundamental
Resumo
O presente trabalho analisa o(s) modo(s) como professoras do ensino fundamental significam o conceito de inclusão escolar. objetivou-se compreender como pessoas adultas letradas elaboram, constroem e atribuem sentidos aos conhecimentos que circulam nos espaços interlocutivos de que participam, propiciando a construção conjunta de significações. O estudo apoia-se nas matrizes teóricas de Vigotski1 e de Bakhtin, destacando a forma como ambos concebem a natureza social e dialógica da linguagem. Como a intenção era tornar visíveis as marcas sociais das enunciações produzidas no momento em que elas ocorriam, portanto em processo, optou-se pela abordagem de análise microgenética. O conceito de inclusão escolar foi o recorte utilizado para o objetivo proposto considerando sua relevância no contexto educacional, pois o tema está posto, hoje, como exigência tanto para os professores como para seus formadores. na perspectiva enunciativo-discursiva aqui utilizada, a palavra, ao ser expressa, contém em si um jogo intenso de forças sociais, evidenciando que os modos de conceber a inclusão escolar estão marcados e permeados pelas práticas sociais das professoras e pela apropriação que elas fazem dos saberes históricosociais. A construção de significações tem, portanto, um caráter coletivo, e não estritamente individual ou cognitivo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v16n2p61-71
Programa da Pós Graduação em Educação
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