Vinte anos da Revista Comunicações: um percurso de incentivo à divulgação da Pesquisa na área de Educação e Ciências Humanas

Maria Inês Bacellar Monteiro, Cleiton de Oliveira, Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha, Thiago Borges de Aguiar

Resumo


O artigo tem como objetivo a construção de um panorama geral das principais tendências e ênfases apresentadas na Revista Comunicações, considerando os vinte anos desde sua criação. Para a consecução do objetivo foram analisados os números da publicação disponíveis on-line e os seus 275 artigos foram classificados em quatro núcleos, a saber, História e Filosofia da Educação, Política e Gestão Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores. No interior de cada núcleo, a produção acadêmica foi categorizada em função das temáticas mais recorrentes e alguns textos foram destacados em função de sua representatividade diante do quadro aqui organizado. A análise do material revelou o crescimento e a aceitação da Revista considerando a relevância das temáticas abordadas, a avaliação feita pela CAPES, as indexações e a origem dos autores de diferentes procedências. Observou-se, também, como o percurso do periódico foi marcado pela mudança de um estado inicial de endogenia acadêmica, seja no que diz respeito aos autores, seja no tocante às temáticas, para um estágio atual de maior relevância para o campo educacional.


Palavras-chave


Revista Comunicações; Educação; Produção Acadêmica

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n3p11-28

Programa da Pós Graduação em Educação

 

    __________________________________________________________________________________________