Marcos e marcas da formação e do desenvolvimento docente em educação física
Resumo
Este trabalho aborda a temática da formação e do desenvolvimento docente de profissionais de Educação Física, explorando relações entre o docente formador e o docente em formação. Em diferentes momentos históricos, várias visões e reformulações influenciaram o processo de formação do professor de Educação Física. Nesse sentido, a presente investigação busca construir respostas para a seguinte questão: quais marcos e marcas são historicamente construídos e como constituem o docente em formação? Fundamentada na psicologia histórico-cultural, em concepções de Educação Física e formação docente na área e na docência universitária, a pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada com alunos formandos e três professores do curso de licenciatura em Educação Física. Os instrumentos utilizados incluem consultas a documentos institucionais e de docentes; entrevistas semi-estruturadas com alunos e professores, observações de aulas teóricas e práticas.Os resultados evidenciam a diversidade manifestada na área pela separação bacharelado e licenciatura, e entre enfoques biológicos e educacionais. Além disso, revelam que os três formadores expressam e representam marcos históricos da área e que marcas de sua constituição pessoal e profissional, as quais fundamentam distintas atuações formativas, mostram-se ser referências para a atuação docente dos formandos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n3p91-112
Programa da Pós Graduação em Educação
__________________________________________________________________________________________