A Educação Integral no Brasil: das experiências históricas ao Programa Mais Educação.
Resumo
Recorte da pesquisa qualitativa intitulada “O currículo escolar e o Programa Mais Educação: um diálogo possível?”, o artigo é um estudo de revisão teórica cujo objetivo é apresentar a trajetória histórica, social e política que consubstancia experiências de Educação Integral no Brasil. Desde Anísio Teixeira com o Centro Carneiro Ribeiro, passando por Darcy Ribeiro e os CIEPs, chega-se ao Programa Mais Educação, proposta contemporânea de ampliação da jornada escolar que sugere a indução à Educação Integral nas escolas públicas de Ensino Fundamental. O texto alude a experiências educativas que aproximam a assistência social ao campo da educação através de práticas socioeducativas, pautadas pela ideia de que crianças e adolescentes das classes populares demandam pela ampliação da jornada escolar. Mais tempo de escola, enquanto ação afirmativa, em uma sociedade de oportunidades desiguais, por vezes aproxima, noutras distancia as experiências históricas em questão.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n2p199-214
Programa da Pós Graduação em Educação
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