Trajetórias escolares e atendimento especializado precoce em escolas especiais
Resumo
O presente texto analisa a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) dirigido a crianças em fase inicial de escolarização que frequentam serviços especializados, na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, designados como Educação Precoce e Psicopedagogia Inicial. Tais serviços são oferecidos no espaço físico das escolas especiais municipais, desde 1991. A metodologia deu prioridade à análise documental dirigida a 362 pastas escolares dos alunos que frequentam esses serviços, em três escolas, aos projetos político-pedagógicos e aos pareceres pedagógicos elaborados pelas professoras dessas instituições. No contexto das escolas especiais investigadas, o AEE não tem mostrado sintonia com sua dimensão complementar e há muitos indícios de que esse serviço se constitua como um dos principais canais de acesso à escolarização substitutiva ao ensino comum. A investigação mostrou intensa continuidade entre o serviço de educação precoce e a escola especial, apresentando índices que evidenciam que algumas crianças jamais chegam ao ensino fundamental comum, sendo direcionadas a frequentar a escola especial após os seis anos de idade. Esse fenômeno se constitui como contraditório com relação à concepção contemporânea de apoio pedagógico especializado concebido como transitório, complementar e favorecedor dos processos de inclusão.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp137-150
Programa da Pós Graduação em Educação
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