Educação especial, políticas e contextos: o caso de Cariacica
Resumo
Pesquisadores de diferentes estados brasileiros buscam estudar políticas de educação especial em ação. Nesse artigo, analisa-se a política conduzida pela equipe de Educação Especial de Cariacica ES e dialoga-se com as contribuições de Sousa Santos. Realizou-se um grupo focal, trabalhando-se com as narrativas dos cinco profissionais que compõem a equipe gestora. A equipe atua conjuntamente há mais de cinco anos e que deu início a um trabalho sistematizado desde 2001 contando com um apoio político considerável junto à Secretaria de Educação. Documentos constituídos pela equipe orientam as ações, tendo em vista as especificidades locais. Os eixos centrais de atuação sinalizados pelo grupo foram: gerir a formação continuada sobre a educação inclusiva; processo de avalição pedagógica dos alunos para encaminhamento aos apoios; considerar o currículo da escola como articulador da escolarização dos alunos público alvo da educação especial; fórum permanente de famílias desses alunos, e; dois grupos de profissionais que realizam as ações de Educação Especial (os articuladores de ações inclusivas e os professores que atuam com o atendimento educacional especializado). Conclui-se, não sem importantes contradições, que o município apresenta movimentos, buscando constituir políticas públicas favorecedoras da incluso escolar de pessoas público-alvo da Educação Especial.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp57-79
Programa da Pós Graduação em Educação
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