Doçura e labor: uma prática pedagógica com frações nos anos iniciais do ensino fundamental
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a prática pedagógica de uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental ao ensinar frações aos seus alunos. Para isso, foram realizadas com a professora e seus alunos entrevistas semiestruturadas baseadas em roteiro prévio. A pesquisa desenvolveu-se numa escola pública de um município da Grande São Paulo. Os referenciais teóricos focaram o ensino reflexivo, o ensino de frações e a aprendizagem da docência, envolvendo autores como Arroyo, Marcelo, Mizukami e Shulman, entre outros. A pesquisa se justifica porque as práticas pedagógicas são alguns dos modelos descritivos dos processos de ensino que podem contribuir para o aprimoramento profissional docente, quando socializadas. Essas práticas devem ser conhecidas e estudadas, favorecendo a troca de conhecimentos sistematizados e de experiências entre os pares. Os resultados evidenciaram a repercussão da prática pedagógica da professora na motivação dos alunos para aprender e aspectos da aprendizagem docente durante o processo de ensino.
Palavras-chave
Prática pedagógica; Ensino de fração; Anos iniciais do ensino fundamental.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n2p181-198
Programa da Pós Graduação em Educação
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