História e memória do Centro Educacional Martinho Lutero no contexto da construção de Palmas-TO
Resumo
Este artigo tem por objetivo descrever a implantação da Instituição Educativa Centro Educacional Martinho Lutero na cidade de Palmas/TO – Instituição que aos 500 anos da Reforma Protestante completa 25 anos de atuação na capital tocantinense. Tem como recorte temporal o período compreendido entre os anos 1992 a 2004, considerados, na pesquisa realizada, como o período de implantação desta unidade da Universidade Luterana do Brasil na Capital do Tocantins. Trata-se de um estudo de caso, utilizando-se da metodologia História Oral Temática, recorrendo às memórias dos sujeitos que participaram do período e aos registros da memória acerca da história oficial produzida pela Instituição. A pesquisa proporcionou conhecer diferentes aspectos da materialidade e da representação da Instituição, além das aprendizagens vividas pelos seus alunos, revelando como as Instituições Educativas, como “organismos vivos”, interagem com a sociedade à sua volta. Os relatos dos entrevistados proporcionaram poder conhecer: como o Centro Educacional Martinho Lutero procurou manter sua atuação face ao crescente número de Instituições Educacionais que passaram a atuar na Capital ao longo do período; alterações na estrutura física, pedagógica e humana para manter-se no mercado educacional da Capital em construção; e, como a confessionalidade luterana se fez presente ao longo do período.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n2p111-135
Programa da Pós Graduação em Educação
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