Processo civilizador e educação escolar: algumas articulações
Resumo
Embasado nas contribuições de Norbert Elias, este artigo tem como objetivo refletir acerca do caráter civilizador da escola. Para tanto, é inicialmente apresentada uma compreensão da teoria dos processos civilizadores, discussão que possibilita compreender, entre outros assuntos, que costumes e comportamentos, muitas vezes imperceptíveis em ações automatizadas, resultam de todo um processo formativo. A constatação motivou a análise da instituição escolar, a qual desde muito cedo atua no sentido de construir determinados comportamentos no corpo infantil. O pressuposto é que a organização escolar atua de maneira que a subjetividade e a emoção da criança sejam estruturadas de acordo como o adulto estrutura o seu tempo: exigências da vida em sociedade são desde muito cedo formadas no âmbito micro, que é o ambiente escolar, onde o controle das pulsões, aspecto da teoria de Elias, é diariamente praticado, associado a punições, responsabilidades e limites.
Palavras-chave
Educação; Processos civilizadores; Práticas escolares
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n1p163-175
Programa da Pós Graduação em Educação
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