Avaliação apriorista: a ameaça da paranoia no processo Escolar
Resumo
O objetivo deste estudo é analisar a relação entre a avaliação de aprendizagem escolar e a paranoia, tendo como base a Teoria Crítica Adorniana. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cuja escolha do tema e da abordagem se inserem no contexto da sociedade contemporânea, tendo em vista que o seu desenvolvimento criou condições para a instalação de tendências regressivas. Essas tendências se manifestam no enfraquecimento da autorreflexão crítica e no fortalecimento da projeção patológica, na qual o indivíduo estabelece um vínculo de mão única com a realidade, na medida em que ela deve corresponder aos seus anseios e ao conteúdo de seu pensamento. No processo de avaliação escolar, a projeção patológica equivale à paranoia e se apresenta na forma dos julgamentos apriorísticos formulados pelo professor a respeito dos comportamentos e da capacidade cognitiva dos alunos. Em função deles, o professor constrói a relação pedagógica, comprometendo a aprendizagem daqueles que não correspondem aos seus ideais de “bom” aluno. As manifestações e implicações da paranoia no processo escolar são investigadas nesta pesquisa, que também busca a elaboração de proposições que permitam resistir a esse processo.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p185-200
Programa da Pós Graduação em Educação
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