Reforma e inovação educativas: o cotidiano como perspectiva de análise
Resumo
O presente trabalho põe em relevo os tópicos constitutivos da reflexão que empreendemos sobre reforma e inovação educativas na perspectiva do cotidiano escolar, muitas vezes obscurecida pelos reformadores e pesquisadores interessados na proposição e/ou análise de políticas educativas, tendo como referência Asperella (2013), Heller (1982, 2000), Rockwell (1997a, 1997b) e Zibas (1997), entre outras contribuições teóricas. Iniciamos tecendo considerações sobre reforma e inovação educativas e a problemática que as envolve. Em seguida, nos detemos de forma mais demorada na inovação educativa, salientando seu caráter político, cultural e cotidiano como subsídio para melhor compreender suas relações com as reformas educativas oficiais no que se refere aos seus destinos e impactos no interior das instituições escolares. Por fim, referimo-nos a algumas questões que abarcam a análise da inovação educativa, tendo o cotidiano escolar como perspectiva para analisá-la, compreendê-la e implementá-la.
Palavras-chave: Reforma; Inovação; Educação; Cotidiano escolar.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n1p49-64
Programa da Pós Graduação em Educação
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