Educação física escolar e educação especial: periodização histórica e perspectivas para a atualidade
Resumo
Ao lançar-se mão dos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), admite-se como sentido básico: o compromisso com a transformação da sociedade e não a sua manutenção (SAVIANI, 2013a). Assim, esta pedagogia torna-se uma aliada no sentido de transformar a realidade vivida pelas pessoas com deficiência (PCD), nas aulas de Educação Física Escolar (EFE). Para isso, torna-se intrinsicamente necessário conhecer o contexto histórico dessas pessoas nessas aulas. Desta forma, o objetivo deste estudo foi descrever, de maneira contextualizada, o processo histórico das áreas da Educação Física (EF) e da Educação Especial (EE), concomitantemente com os quatro períodos históricos da Educação, propostos por Saviani (2013c), baseando-se nessa obra, com relação ao contexto educacional geral; em Castellani Filho (2003), no âmbito da EF e, no da EE, Jannuzzi (2004a; 2004b). Não se pretendeu atribuir juízos de valores aos momentos históricos, mas sim, contribuir para uma análise crítica e uma reflexão sobre a realidade das PCD nas aulas de EF, em busca de se garantir uma Educação de qualidade, fomentando novos estudos, focados em práticas educativas, que instrumentalizem os indivíduos a intervir e superar as barreiras postas pela sociedade e, assim, garantir o direito que todos têm de aprender os conhecimentos relativos à cultura corporal, visando uma EFE realmente inclusiva e justa.
Palavras-chave
Educação Física Escolar; Educação Especial; Periodização
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p169-194
Programa da Pós Graduação em Educação
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