A presença missionária de protestantes no Brasil e os 500 anos da Reforma: uma introdução
Resumo
Esta é a introdução do Dossiê “Pensando a Educação 500 anos após Wittenberg”. O dossiê possui por objetivo problematizar e refletir a respeito da relevância, das repercussões e das influências que o pensamento reformado legou para o campo da educação ocidental, e, em particular, para a brasileira. Neste artigo, apresentamos uma introdução aos modos de inserção de grupos protestantes na dinâmica da sociedade brasileira em formação, em especial no período que vai da vinda dos primeiros colonizadores franceses (meados do século XVI) até a chegada dos primeiros missionários protestantes (segunda metade do século XIX). Nossas principais considerações apontam que o protestantismo transplantado para o Brasil, definido como protestantismo histórico de missão, foi fortemente influenciado pela visão de mundo da igreja metodista norte-americana que encontrou no confronto de adaptação nos Estados Unidos as condições ideais para o seu desenvolvimento. Ao final, discutimos possíveis relações entre os artigos do dossiê, compreendendo como eles permitem dar visibilidade a pesquisas já realizadas sobre educação e Reforma e apontar novas possibilidades de investigação.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n2p189-206
Programa da Pós Graduação em Educação
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