Mediação do professor na utilização de recursos geométricos no ensino de álgebra linear

Mariluce de Oliveira Silva, José P. Cravino, J. Bernardino Lopes

Resumo


O foco desse trabalho é analisar a mediação do professor no uso de recursos geométricos e tecnológicos na aula de matemática. Acreditando que os estudantes interagem em ambientes virtuais com muito mais naturalidade, é possível obter um feedback em tempo real, o que facilita obter um ambiente de envolvimento e construção do conhecimento. Através do software Geogebra em uma aula de álgebra linear, alunos do 1° ano de Licenciatura em Engenharia Elétrica irão trabalhar os algoritmos operacionais das matrizes. Utilizando como instrumento metodológico as Narrações Multimodais (NM), teremos dados relevantes na análise da mediação do professor em sala de aula, visto que essas narrações apresentam de maneira detalhada uma riqueza de detalhes atitudinais e comportamentais de professores e alunos. A investigação identifica que resultados o professor obtém no processo de ensino e aprendizagem em sua mediação utilizando artefatos geométricos.


Palavras-chave


Mediação do Professor; Ensino; Aprendizagem; Recursos Geométricos e Tecnológicos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p107-120

Programa da Pós Graduação em Educação

 

    __________________________________________________________________________________________