A avaliação da aprendizagem em Cursos de Licenciatura na educação a distância

Robson Celestino Prychodco, Edgard Batista de Moraes, Celia Maria Haas

Resumo


A partir da popularização do acesso à Internet e do surgimento de novas universidades e cursos de graduação na modalidade à distância, novas estratégias didático-metodológicas e formas de proporcionar formação surgiram, o que impacta diretamente as formas de avaliação da aprendizagem. O presente investiga se a avaliação da aprendizagem na primeira universidade pública à distancia corresponde à própria proposta pedagógica e aos anseios dos estudantes de licenciatura. Objetiva-se identificar limitações e possibilidades dos processos de avaliação através da percepção dos estudantes de cursos de licenciatura. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, os dados foram coletados com recurso a um questionário on line. Participaram 35 voluntários, os dados foram organizados com recurso a um sistema categorial e analisados com vistas à literatura sobre o tema. Os principais resultados informaram que os estudantes não têm clareza sobre os instrumentos de avaliação e seus propósitos e que a instituição precisa investir mais em instrumentos e formas de avaliação baseadas nos conceitos de avaliação diagnóstica e formativa, reduzindo assim sua dependência da avaliação somativa e classificatória.

Palavras-chave


AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; ENSINO SUPERIOR; EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA; UNIVERSIDADE PÚBLICA VIRTUAL.

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DOI: https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p185-204

Programa da Pós Graduação em Educação

 

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