Cool down ou Heat up? A escolha de temas sociocientíficos controversos por professores em formação na relação com museus de ciências
Resumo
As relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) são frequentes no cotidiano das pessoas, sendo a alfabetização científica essencial para a plena participação do cidadão na sociedade. Os museus de ciências, enquanto espaços de divulgação da cultura, se apresentam como importantes ambientes para o ensino e a divulgação da ciência e da tecnologia, propiciando acesso à cultura científica, em especial a debates sobre questões sociocientíficas controversas. Objetivamos analisar a escolha de temas e conteúdos de professores em formação (licenciandos) quando do planejamento de atividades com foco nas relações CTSA e em temas sociocientíficos controversos a partir de visitas à museus de ciências.
Palavras-chave
Relações CTSA; Formação de professores; Museus de ciências; Questões sociocientíficas controversas
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p25-37
Programa da Pós Graduação em Educação
__________________________________________________________________________________________