Cool down ou Heat up? A escolha de temas sociocientíficos controversos por professores em formação na relação com museus de ciências

Pedro Donizete Colombo Junior, Eduardo Dantas Leite, Martha Marandino

Resumo


As relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) são frequentes no cotidiano das pessoas, sendo a alfabetização científica essencial para a plena participação do cidadão na sociedade. Os museus de ciências, enquanto espaços de divulgação da cultura, se apresentam como importantes ambientes para o ensino e a divulgação da ciência e da tecnologia, propiciando acesso à cultura científica, em especial a debates sobre questões sociocientíficas controversas. Objetivamos analisar a escolha de temas e conteúdos de professores em formação (licenciandos) quando do planejamento de atividades com foco nas relações CTSA e em temas sociocientíficos controversos a partir de visitas à museus de ciências.

Palavras-chave


Relações CTSA; Formação de professores; Museus de ciências; Questões sociocientíficas controversas

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p25-37

Programa da Pós Graduação em Educação

 

    __________________________________________________________________________________________