O processo de avaliação no contexto da educação profissional técnica de Nível Médio
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo investigar as práticas avaliativas realizadas pelos docentes do curso Técnico de Nível Médio. A intenção foi analisar em que medida as práticas contemplam as orientações de avaliação propostas institucionalmente. Essa análise foi realizada a partir do entendimento dos docentes de duas unidades de ensino, localizadas em São Paulo. Para a realização da pesquisa optamos por uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa) e seguimos os seguintes procedimentos metodológicos: estudo documental, aplicação de questionários e realização de entrevistas com docentes. O referencial teórico utilizado pautou-se nas diversas formas de entender o processo avaliativo e suas contribuições para a aprendizagem dos alunos, dentre eles: Luckesi (1990,1992,2000), Hoffmann (1999, 2009, 2013), Perrenoud (1999) e Weisz (2002), e em estudos sobre as diferentes concepções de aprendizagem docente, tendo como base as relações entre conhecimento e prática educacional. Constatamos que todos os professores conhecem os documentos da instituição e falam claramente sobre a proposta educacional, entretanto realizam uma avaliação por medida e verificação. Outro ponto a ser ressaltado é que muitos consideram o comprometimento do aluno como principal critério de aprovação.
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PDFDOI: https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p205-227
Programa da Pós Graduação em Educação
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