Aprendizagem centrada na pessoa: a atualidade da proposta educacional de Carl Rogers
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar e analisar os conceitos e o pensamento de Rogers de modo a trazer as contribuições dele no campo da Educação para o contexto atual, especialmente o de aprendizagem significativa. Isto implica mudar o foco do ensino para aprendizagem e do professor ou da professora para o do aluno e da aluna. A pesquisa é qualitativa, de campo teórico, do tipo bibliográfica e documental. É feita uma revisão de teses, dissertações e artigos sobre o assunto e são buscadas 5 experiências atuais de docentes que conversam com o pensamento rogeriano. O referencial teórico é a obra de Carl Rogers, aplicada à educação e a abordagem centrada na pessoa. Os dados encontrados indicam resultados positivos no sentido da validade e da atualidade da proposta humanista e humanizadora, assumindo-se a dimensão humana, cultural, social e comunitária da educação. E confirmam os dados encontrados por Rogers e seus colaboradores e as experiências atuais se mostram possíveis de serem feitas mesmo em ambientes educacionais mais conservadores e tradicionais. A atualidade do pensamento rogeriano se constitui numa possibilidade de educação para a consciência crítica, para a autonomia e para a emancipação, valores tão ausentes no (des)atual modelo de educação tradicional vigente, de elevado conservadorismo, reprodutivista, conteudista nos diferentes níveis de escolarização.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n2p21-40
Programa da Pós Graduação em Educação
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