O PIBID e a configuração da identidade profissional: uma análise da formação de professores
Resumo
Este trabalho, com base nos pressupostos da Psicologia Histórico Cultural, discute a configuração da identidade profissional situada no contexto da formação inicial docente. Para tanto, o estudo lançou como objetivo analisar a contribuição das ações formativas desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, na configuração da identidade profissional de licenciandos de uma Universidade Federal da região Sul Mineira. O estudo amparado na Epistemologia Qualitativa, contou com a participação de cinco acadêmicos do curso de Licenciatura em Química, que foram acompanhados ao longo das atividades desenvolvidas no âmbito do programa de formação PIBID. As informações construídas a partir da entrega de instrumentos de auto preenchimento aos acadêmicos e discussões grupais realizadas puderam ser categorizadas em dois núcleos de significação 1) Reconhecimento e Representação da Carreira Docente e 2) Configurações da identidade docente: condição para a autonomia profissional. Diante das análises, percebeu-se que o programa atua de forma potencializadora na consolidação da formação da identidade profissional e no desenvolvimento de ações reflexivas, ao favorecer processos de ressignificação acerca dos desafios e perspectivas da profissão nos dias atuais.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n2p193-214
Programa da Pós Graduação em Educação
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