Educação infantil e gestão democrática: desafios do cotidiano para a garantia dos direitos das crianças
Resumo
O texto tem como objetivo problematizar a gestão democrática na educação infantil a partir de análise de algumas situações observadas no cotidiano de uma creche paulistana, que retratam o dia a dia das crianças e a relação estabelecida entre adultos e crianças. Parte do pressuposto de que a finalidade da gestão educacional na primeira infância é a garantia dos direitos fundamentais das crianças por meio da constituição de um contexto educacional norteado por práticas democráticas. Para tanto, pautamo-nos nos resultados de uma pesquisa de doutorado, cujo estudo empírico foi realizado em um Centro de Educação Infantil (CEI) da rede municipal de São Paulo, por meio de entrevistas semiestruturada, observação participante e análise documental. Neste texto, utiliza-se apenas registros do diário de campo relativos as observações da jornada das crianças na instituição. As principais conclusões acenam para a necessidade de considerar o cotidiano como instrumento potente para reflexão e implementação de práticas democráticas nas instituições de educação infantil.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n3p167-189
Programa da Pós Graduação em Educação
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