Escolha profissional de estudantes concluintes do ensino médio: fatores influenciadores

Monica Coeli Souza Soares, Sílvia Maria Melo Gonçalves

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo investigar os fatores que influenciaram a escolha profissional de estudantes concluintes do Curso Profissionalizante de Nível Médio Integrado em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Castanhal. Foi realizada com 54 estudantes, oriundos de vários municípios do Pará, no momento da escolha de um curso superior. Como metodologia utilizou-se questionário e análise documental. O questionário foi composto por 12 perguntas, e suas respostas foram interpretadas por categorias Psicológica, Sociopolítica e Econômica, Psicossocial e Educacional, seguindo a técnica de Análise de Conteúdo. As respostas apontaram que os fatores de natureza psicológica foram os determinantes, demonstrados em 51,50% pelo desejo de realizar um curso superior, 66,70% pela sua escolha, 88,06% e 58,18% pela dificuldade e razão da escolha, respectivamente, e 88,63% pela satisfação na escolha. O estudo ainda traçou o perfil dos estudantes como provenientes de escolas públicas, que buscaram no ensino técnico uma formação profissional e uma carreira, e com história ocupacional através de seus pais em atividades de baixa escolarização e poucas perspectivas de realizações na vida.

Palavras-chave


Escolha profissional; Educação profissional; Adolescência.

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DOI: https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p263-286

Programa da Pós Graduação em Educação

 

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