Minhobucket: ferramenta pedagógica para ensino e aprendizagem nas ciências agrárias

Erivaldo Erbo Alves Santos, João Batista Rodrigues Abreu, Francisca Alves Souza, Francisco Gauberto Barros Santos, Gilmar Ferreira Vita

Resumo


O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a percepção de estudantes sobre a contribuição da ferramenta pedagógica Minhobucket para o processo de ensino e aprendizagem do Curso de Bacharel em Zootecnia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Crato. Trouxe ainda como oO objetivo geral desta pesquisa foi analisar a percepção de estudantes sobre a contribuição da ferramenta pedagógica Minhobucket para o processo de ensino e aprendizagem do Curso de Bacharel em Zootecnia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Crato. Trouxe ainda como objetivos específicos avaliar e ampliar seus conhecimentos sobre Minhocultura, Vermicompostagem e Infografia, além de verificar através de um Ensaio a real efetividade da ferramenta na produção de minhocas e seus produtos. Como metodologia foi utilizado um estudo quali-quantitativo, de tipo pesquisa ação e aplicação de questionários. Os resultados demonstraram em 90,00% um ganho de conhecimento dos estudantes sobre a ferramenta, com indicação em 90,00% pelos mesmos da prática para a disciplina Minhocultura do Curso. Sobre Minhocultura, Vermicompostagem e Infografia, foi contabilizado ganhos de conhecimento de 51,25%, 40,00% e 25,00%, respectivamente, com valor médio total de 38,75% sobre os temas. O Ensaio realizado comprovou que a ferramenta Minhobucket pode ser de grande utilidade na criação e produção de minhocas e seus produtos, atingindo valores iguais ou superiores aos encontrados na literatura em experimentos similares. bjetivos específicos avaliar e ampliar seus conhecimentos sobre Minhocultura, Vermicompostagem e Infografia, além de verificar através de um Ensaio a real efetividade da ferramenta na produção de minhocas e seus produtos. Como metodologia foi utilizado um estudo quali-quantitativo, de tipo pesquisa ação e aplicação de questionários. Os resultados demonstraram em 90,00% um ganho de conhecimento dos estudantes sobre a ferramenta, com indicação em 90,00% pelos mesmos da prática para a disciplina Minhocultura do Curso. Sobre Minhocultura, Vermicompostagem e Infografia, foi contabilizado ganhos de conhecimento de 51,25%, 40,00% e 25,00%, respectivamente, com valor médio total de 38,75% sobre os temas. O Ensaio realizado comprovou que a ferramenta Minhobucket pode ser de grande utilidade na criação e produção de minhocas e seus produtos, atingindo valores iguais ou superiores aos encontrados na literatura em experimentos similares. 

Palavras-chave


Práticas Educativas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p307-333

Programa da Pós Graduação em Educação

 

    __________________________________________________________________________________________