O desafio ético da educação escolar na era planetária: repensando a ética a partir da complexidade
Resumo
Este estudo tem o objetivo de trazer para o debate a temática da dimensão ética na educação escolar tendo em vista as novas características da sociedade planetária. Tendo como referencial teórico a obra de Edgar Morin, procuramos analisar e compreender as principais categorias do pensamento complexo para então repensar a ética e a complexidade inerente a ela. De acordo com Morin, a ética necessária é a antropoética, a ética propriamente humana que emerge da consciência da trindade indivíduo/espécie/sociedade da condição humana. A proposta de Morin é fazer com que a ética complexa possa inspirar o ser humano e a humanidade toda a pensar e a agir segundo os princípios da compreensão e da solidariedade. O pensador alerta, no entanto, que para o desenvolvimento de uma ética complexa é imprescindível realizar a reforma do pensamento e, concomitantemente, da educação escolar.
PALAVRAS-CHAVE: ÉTICA; COMPLEXIDADE; EDUCAÇÃO ESCOLAR.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15600/2236-9767/impulso.v24n61p129-138
ISSN Eletrônico: 2236-9767