O materialismo histórico e dialético: contribuições para a análise de políticas educacionais
Resumo
O presente artigo busca evidenciar algumas das contribuições do materialismo histórico e dialético para a discussão desta concepção teórica no campo da ciência, para a construção do conhecimento e análise das políticas educacionais. Procurou-se apreender algumas questões centrais desta concepção com base em autores como Marx, Kosik, Kopnin, Cheptulin, Chasin, Lukács, Tonet, Tello e outros. Buscou-se apresentar as categorias que auxiliam a captar as políticas numa perspectiva de totalidade, estabelecer mediações e contradições entre elas. Com isso, buscamos demonstrar a importância desta concepção para o estudo no campo das políticas educacionais e para a opção crítica e política de transformação do real.
Palavras-chave
epistemologia; materialismo histórico e dialético; políticas educacionais.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15600/2236-9767/impulso.v25n63p101-118
ISSN Eletrônico: 2236-9767