As várias dimensões na trilogia Jogos Vorazes: uma aplicação prática para o ensino médio

Sandra Aparecida Pires Franco, Maria Luzia Silva Mariano

Resumo


A escola de hoje não deve visar apenas a formação unilateral dos seus alunos, mas sim a sua formação omnilateral. O professor figura como grande promotor da pedagogia dialética na sala de aula, visando a formação cidadã crítica de seus alunos. Assim, o presente trabalho visa refletir como o uso de uma obra de ficção atual pode ser trabalhada nas aulas de Sociologia do Ensino Médio, contemplando as várias dimensões presentes na trilogia Jogos Vorazes. Os alunos poderão conhecer e refletir sobre as questões postas no livro, associando-as à sua realidade e à realidade da sociedade em que estão inseridos. Serão feitas as exibições dos filmes gravados referentes aos dois primeiros livros e o terceiro livro será contado aos alunos na forma oral, já que o último livro ainda está em adaptação para o cinema. As análises feitas ao longo do trabalho se darão à luz dos conceitos e pressupostos teóricos de João Luiz Gasparin, Ester Buffa, Mikhail Bakhtin, dentre outros autores. Pretende-se que ao final das aulas, os alunos tenham desenvolvido uma consciência crítica acerca dos conteúdos trabalhados e que percebam como uma mesma disciplina pode lhes oferecer conhecimentos sobre várias áreas do saber, não ficando restrita apenas ao seu conteúdo específico.

 

Palavras-Chave:

Educação. Sociologia. Dimensões. Leitura Pedagógica

 


Palavras-chave


Educação. Sociologia. Dimensões. Leitura Pedagógica

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/2236-9767/impulso.v25n63p119-130

ISSN Eletrônico: 2236-9767