Educação para inteireza: um caminho para a reforma da educação e do pensamento
Resumo
Teorias contemporâneas da educação passaram a destacar a necessidade de uma prática educativa voltada à formação integral e ao desenvolvimento das diferentes dimensões – social, emocional, espiritual e racional – do ser humano. Este artigo teve como propósito ampliar a compreensão a respeito da Educação para Inteireza articulando os conceitos de Educação Permanente (EP) e Educação Continuada (EC), por considerarmos que essas noções possuem elementos entrosáveis e importantes para a reforma da Educação e do pensamento. Educar para inteireza é avaliar a articulação de processos de formação pessoal e profissional de maneira permanente, distinta e complementar. Podemos considerar, de forma provisória, que a Educação para Inteireza indica a necessidade de interatividade e a interdependência das estratégias de Educação Permanente e Educação Continuada. Para educar o homem por inteiro, é necessário considerar os processos de produção da vida que dizem respeito à subjetividade, à identidade, à sensibilidade para ouvir o outro e à amorosidade, que são potencialidades adormecidas no educador e que carecem ser recuperadas.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15600/2236-9767/impulso.v26n65p43-49
ISSN Eletrônico: 2236-9767