Educação, formação cultural e expressividades estéticas: anotações em Adorno e Kafka - DOI: http://dx.doi.org/10.15600/2236-9767/impulso.v25n62p55-63

Alex Sander da Silva

Resumo


O presente texto buscará problematizar uma triangulação performática entre educação, formação cultural e expressividades estéticas. E fará isso a partir de aspectos do pensamento de Theodor W. Adorno e da literatura de Franz Kafka. Aqui nos interessa apontar, num primeiro momento, a relação próxima da filosofia de Adorno com os textos literários de Kafka, de modo particular, no ensaio “Anotações sobre Kafka”. Num segundo momento, pretende-se assinalar nos romances “O Castelo” e “O Processo”, sua performance não performática da literatura kafkiana. Por fim, anotamos para a necessidade de uma racionalidade crítico-expressiva dos textos literários, como de Kafka, para os contornos da formação cultural contemporânea.

Palavras-chave


Educação, formação cultural, expressividade estética, Kafka

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/2236-9767/impulso.v25n62p55-63

ISSN Eletrônico: 2236-9767