Autoavaliação institucional: a percepção dos pais sobre o trabalho da escola
Resumo
Esse artigo discute dados de pesquisa que buscou identificar percepções dos pais sobre as condições de trabalho e estudo em uma escola da rede pública municipal, com vistas a inclui-los no processo de autoavaliação institucional desenvolvido por esta unidade educacional. Tal pesquisa estava relacionada a pesquisa mais ampla, cujo objetivo principal foi investigar possibilidades de uma escola pública construir indicadores de avaliação que possibilitasse o diálogo com as avaliações externas. Para atingir esse objetivo buscou-se mobilizar a comunidade escolar em torno de duas questões básicas: primeiro o que essa comunidade entendia por avaliação na escola e segundo o que a mesma comunidade entendia por escola de qualidade. Neste artigo são discutidos os dados produzidos junto ao segmento responsáveis/pais de alunos, portanto trata-se de um recorte. A pesquisa foi realizada mediante parceria entre uma escola da rede pública municipal de São Paulo e o Programa de Mestrado em Educação de uma universidade desta cidade e contou com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15600/2236-9767/impulso.v27n68p37-48
ISSN Eletrônico: 2236-9767