Educação para a cidadania: considerações e possibilidades

Jenerton Arlan Schütz

Resumo


O presente artigo tem por objetivo apresentar reflexões sobre a relação entre educação e cidadania no Brasil. Educar para a cidadania continua entendido como meio principal para resolver as questões sociais, formar ou produzir um cidadão é depositar na educação a esperança de resolução de problemas sociais. Desse modo, o estudo tematiza, a partir de um enfoque crítico, as possibilidades de uma educação para a cidadania. Não obstante, o presente trabalho procura, num primeiro momento, delimitar o conceito de cidadania, perpassando a construção histórica da cidadania, dando ênfase à ruptura que o conceito sofreu, isto é, entre aquilo que a cidadania deveria ser e o modo de como ela é tomada hodiernamente. Posteriormente, fazemos a análise da relação entre a educação para a cidadania, perpassando pelos seus problemas e possibilidades, a partir de uma leitura arendtiana.

Palavras-chave


Educação. Cidadania. Política.

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DOI: https://doi.org/10.15600/2236-9767/impulso.v26n66p87-106

ISSN Eletrônico: 2236-9767