O(a) intelectual em tempos de internet: a ética do(a) trabalhador(a) online
Resumo
Resumo: Intelectualidade administrada, intensificação do trabalho docente, adoecimento docente e a semiformação da produção intelectual: são algumas das reflexões a serem abordadas nesse ensaio em relação aos possíveis redimensionamentos na organização social do trabalho docente de carreira superior, sobretudo, em tempos de globalização da internet e de ferramentas tecnológicas de trabalho, tais como: E-mail, WhatsApp e Facebook - que permitem e impõem a conexão dos docentes em tempo integral. Estamos diante de um novo tipo de trabalhador (a): o (a) intelectual online. Nesse ensaio, produzimos alguns conceitos para refletirmos sobre a semiformação do produtivismo acadêmico fundamentado em uma espécie de mentalidade do ticket “às avessas” e a produção do que optamos por nomear de “preconceito integrativo”. Desse modo, os conceitos elaborados nesse ensaio são: “Tempo Stand By”, “Pré-atenção induzida”, “Hiperatenção fluida”, “Intelectual online”, “ (Auto)imagem como autoria”.
Palavras-chave
Palavras-chave: intelectual online, tempo stand by, pré-atenção induzida, hiperatenção fluida, (auto)imagem como autoria, preconceito integrativo
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PDFDOI: https://doi.org/10.15600/2236-9767/impulso.v27n69p111-128
ISSN Eletrônico: 2236-9767