Educar e cuidar como objetivo da relação família e escola: um diálogo na formação de professores

Renata de Fátima Ceribelli, Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha

Resumo


O texto apresentado se refere a uma pesquisa de Mestrado que representa um antigo processo de reflexão e o interesse de um grupo de professoras junto à pesquisadora em compreender melhor a relação família e escola e as dimensões do educar e cuidar das crianças. A pesquisa de campo revelou o aprofundamento e a descrição de seu contexto a partir da pesquisadora que se insere, ao mesmo tempo, como diretora escolar do grupo pesquisado. Os encontros foram realizados em Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), com registros docentes individuais escritos e discussões coletivas, audiogravadas e transcritas. O estudo, orientado pela matriz histórico-cultural (VYGOTSKY, 1998; BAKHTIN, 2006), destacou as influências políticas e culturais da organização histórica, tanto da família, como da escola (ARIÈS, 1981), bem como a educação e os cuidados da infância brasileira que ainda enfatizam ambiguidades históricas, mesmo com a articulação e o registro legal do binômio educar e cuidar (KRAMER, 2005). Dentre as análises das perspectivas docentes, o texto revela as divisões de papéis na complementaridade dessa relação, construída a partir do educar e cuidar da infância e explicita os conflitos e confrontos, além de ambiguidades sobre as especificidades da docência infantil, indicando caminhos emergentes e desafiantes para a formação continuadano contexto escolar.

 

 

 

 

 


Palavras-chave


família e escola; educar e cuidar; formação de professores.

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DOI: https://doi.org/10.15600/2236-9767/impulso.v22n54p19-30

ISSN Eletrônico: 2236-9767