Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Saúde em Revista?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

 FORMATAÇÃO GERAL: O documento submetido deve ser um arquivo em formato .doc ou .docx. Os manuscritos devem ser digitados em espaço 1,5, fonte Time New Roman tamanho 12, em página A4, com numeração sequencial de linhas e páginas (canto superior direito). A margem inferior, superior, direita e esquerda de 2,5 cm. O texto não deve exceder 5.000 palavras, com exceção das referências bibliográficas e ilustrações (figuras e tabelas).

     FOLHA DE ROSTO: Deve conter o nome e sobrenome dos autores acompanhado pelo número de ORCID (http:orcid.org) e afiliações (identificado por um número sobescrito). Ademais, o autor correspondente deve ser indicado - descrito o endereço e e-mail. Somente sujeitos que contribuíram substancialmente para a produção do manuscrito devem ser considerados como autor do artigo. A folha de rosto deve ser submetida como documento suplementar a parte e o documento principal não deve apresentar nenhuma identificação dos autores.

     PÁGINA DE TÍTULO: O título deve ser breve (até 150 caracteres incluindo espaço), suficiente específico e descritivo do trabalho. Deve estar em negrito, centralizado e em minúscula (inicias e substantivos próprios em maiúsculas).

     RESUMO: Os artigos submetidos devem conter um resumo e abstract. O resumo (abstract) deve ser estruturado (introdução, objetivo, métodos, resultado e conclusão) e conter até 250 palavras. Não será permitido citações no resumo. Além disso, o manuscrito deve conter entre 3 e 6 palavras-chaves (key words) usando os descritores em Ciências da Saúde (http://decs.bvs.br)

     FIGURAS E TABELAS: As figuras e as tabelas devem ser apresentadas em páginas separadas ao final do manuscrito. O local de inserção das figuras/tabelas devem estar identificado no corpo do texto. As imagens devem ser de qualidade profissional e carregadas como arquivos em formato .tiff. O número total de figuras/tabelas não deve exceder cinco.

     UNIDADES DE MEDIDAS: As unidades de medidas descritas no texto devem seguir o Sistema Internacional (http://physics.nist.gov/cuu/Unidades). Recomenda-se que os autores evitem o uso excessivo de abreviações em todo o texto.

     NOTAS DE RODAPÉ: As notas explicativas, quando houver, precisam ser dispostas no rodapé, remetidas por asterisco (não por número), sobrescrito no corpo do texto. Havendo mais de uma por página, o seu número corresponderá à quantidade de asteriscos necessários para indicá-lo, processo esse que será reiniciado em eventual nova página. Não devem ser usadas para referências bibliográficas.

     CITAÇÕES E REFERÊNCIAS: Apenas citações que aparecem no texto devem ser referenciadas. Não serão aceitas citações de monografia de graduação, dissertações e teses, trabalhos apresentados em congressos, simpósios e literatura cinzenta. Estudos aceitos, mas não publicados devem ser referidos como “in press”. As citações ao longo do texto, assim como nas tabelas e figuras, devem ser identificadas por número arábico e numeradas consecutivamente segundo a ordem em que são mencionadas no artigo. Esse número deve ser colocado entre parênteses. Toda vez que a citação for direta, com menos de três linhas, esta deve aparecer entre aspas (não em itálico). Citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas do texto com recuo de 4 cm da margem esquerda, com o tamanho de fonte 10 e sem aspas (nesses casos, é necessário especificar na citação a(s) página(s) da fonte consultada).

Ao citar no corpo do texto uma obra referenciada com dois autores, seus sobrenomes devem estar ligados pela conjunção  "e"; no caso de três ou mais, cita-se o primeiro autor seguido da expressão "et al.". Exemplos:

(a) Silva e Pereira (2) verificaram que ...

(b) Terris et al. (8) atualizam a clássica definição de saúde pública.

As referências devem ser listadas na ordem em que aparecem no texto e numeradas consecutivamente com algarismos arábicos. O número de referências bibliográficas não deve exceder 40 (se for o caso, deve ser justificado pelos autores). As normas devem seguir o estilo Vancouver. Para estudos com mais de seis autores, liste os seis primeiros nomes seguidos por “et al.” Os títulos dos periódicos devem ser citados de forma abreviada, de acordo com o Index Medicus (verificar: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/journals/loftext.noprov.html).

Exemplos:

Artigos em periódicos

Para até seis autores:

Vega KJ, Pina I, Krevsky B. Heart transplantation is associated with an increased risk for pancreatobiliary disease. Ann Intern Med 1996;124:980-3.

Para mais de seis autores:

Parkin DM, Clayton D, Black RJ, Masuyer E, Friedl HP, Ivanov E et al. Childhood leukaemia in Europe after Chernobyl: 5 year follow-up. Br J Cancer 1996;73:1.006-12. 

Artigo Aceito “in press”

Queiroz AC, Kanegusuki H, Chehuen MR, et al. O trabalho cardíaco permanece alto após o exercício de força em idosos. Int J Sports Med. 2012. Epub 2012 Dec 5. doi: 10.1055 / s0032-1323779. PubMed PMID: 23225272.

Livros

Ringsven MK, Bond D. Gerontology and leadership skills for nurses. 2 ed. Albany (NY): Delmar Publishers; 1996.

Capítulo de livro

Phillips SJ, Whisnant JP. Hypertension and stroke. In: Laragh JH, Brenner BM, editors. Hypertension: pathophysiology, diagnosis, and management. 2 ed. New York: Raven Press; 1995. p. 465-78.

Dissertação ou tese

Ferreira SJ. Caracterização molecular da Xillela fastidiosa [dissertação ou tese]. Piracicaba (SP): Universidade de São Paulo; 2000.

     AGRADECIMENTOS: Agradecimentos e suporte financeiro podem ser inseridos após as referências.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1.      O artigo submetido para avaliação não deve ter sido publicado anteriormente ou enviado simultaneamente a nenhuma outra revista.

         Não será considerado para publicação se as informações contidas no manuscrito tiverem sido disponibilizadas em outros meios de forma total ou parcial, com exceção na forma de resumo em congressos.

  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

  1. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.